Aprenda a anatomia do charuto

CHARUTOS PARA INICIANTES - ANATOMIA DO CHARUTO

Apesar da grande variedade de aromas e sabores, o charuto nada mais é do que um enrolado de folhas fermentadas de tabaco.

Confira o que nós do blog Charutos para iniciantes separamos para vocês, como é a anatomia de um charuto.


Sua anatomia deve ser analisada de duas formas: de uma ponta à outra e de dentro para fora.

Da cabeça ao pé

Cabeça (la perilla) – é a ponta do charuto, parte em que se costuma amarrar um pedaço de folha de tabaco para fazer o acabamento. É a parte que cortamos, antes de acender o charuto, para controlar a passagem de ar.

Corpo – é a maior parte do charuto, fica entre a cabeça e o pé. O corpo é formato por três camadas, que veremos a seguir.
Pé (la boquilla) – é o final do charuto, a parte que acendemos na hora de apreciá-lo.

De dentro para fora

Miolo ou torcida (filler) – É um amarrado de folhas, o “recheio” do charuto, responsável por boa parte do seu aroma e sabor.

Capote (binder) – fica entre a capa e o miolo, é a parte responsável por manter sua forma. O rejeito da capa, ou seja, toda folha que tiver imperfeições em sua aparência ou estrutura e não servir para ser a capa, geralmente será usado como capote.

Capa (wrapper) – A capa é um revestimento do capote, a parte externa, utilizada para amarrar o charuto. Muitos fabricantes utilizam folhas mais resistentes para a capa.

Diferentes partes da planta


As folhas mais baixas do tabaco, são mais velhas, portanto mais fortes e duras. São chamadas de volado e utilizadas para fazer a capa.

As folhas intermediárias, as seco, são usadas para o capote.

Já as folhas mais novas e tenras, chamadas de ligero, são utilizadas para compor o miolo do charuto.

Segundo a Casa Havaneza, alguns Habanos utilizam um quarto tipo de folha, chamado de Medio Tiempo. São as duas folhas superiores do tabaco, disponíveis apenas em determinados tipos de cultivo.

Especialistas em blends de tabaco, os Master Blenders, estudam como misturar de forma harmônica diferentes partes da planta e diferentes variedades de tabaco para compor os charutos que desejam produzir.


Ilustração: Charutos Para Iniciantes
Fonte: http://bulldogtabacaria.com.br/a-anatomia-do-charuto/


Deixe seu comentário

Disqus Comments

Charutos Para Iniciantes

Tudo Sobre Charutos