O que é o Charuto ?


Charuto é uma forma de preparação do tabaco para fumar. Pode ser feito à mão ou à máquina, geralmente fechado em uma das extremidades, que após a remoção de parte da cabeça (parte fechada do charuto) é aceso na outra extremidade e fumado a partir da abertura feita pelo corte.

Atualmente, os charutos são produzidos em vários países, que inclui países americanos (Cuba e Brasil), europeus (Itália, Suíça e Alemanha), entre muitos outros.

Mas o país que possui o título de melhor produtor de charutos do mundo, e o retém há décadas, é Cuba. Isto acontece por diversos fatores, entre eles, as condições climáticas, horas de iluminação solar, temperatura, umidade, condições do solo e outros. Uma região especial é Pinar del Río, única região de Cuba que produz os charutos chamados de "havanos" (qualquer charuto produzido fora dessa região não recebe essa qualificação).

Até hoje não há um consenso quanto a origem das palavras charuto e tabaco. Alguns acham que tabaco vem de Tobago (a ilha); outros que veio de Tabasco (México). Em 1535, Fernandez de Oviedo, vice-rei da Espanha em São Domingos, escreveu que os nativos "usavam um tubo em forma de Y" inserindo as extremidades da forquilha em suas narinas e o tubo em si na planta e os que não encontravam a madeira certa puxavam a fumaça por um galho oco e a isso chamavam "tobago", entendendo-se que não se tratava da planta ou do seu efeito, mesmo que ainda haja divergência na literatura.

Uma relíquia datada do século X, descoberta no território da Guatemala, mostra um maia fumando folhas de fumo juntas por um fio de barbante, amarradas na forma de um rolo. O único problema com essa evidência histórica sobre a invenção dos charutos, é que a civilização maia já tinha surgido há mais de dois milênios, portanto, não é possível determinar com precisão quando se fumou dessa forma pela primeira vez.

Nativos de outras áreas também fumavam tabaco por diversos motivos. Os norte americanos nativos, fumavam cachimbos como parte de suas celebrações espirituais; habitantes antigos da América do Sul fumavam folhas de fumo moído envolto em folhas de vegetais; e é conhecido o fato de que os astecas fumavam um caniço oco com tabaco em seu interior.

Raras são as evidências realmente precisas sobre os charutos e outras formas de consumir tabaco, mas pode-se dizer que o tabaco vem sido utilizado para fumar há milênios, e o charuto como é conhecido hoje se originou disso.


"Curuttu"

A palavra "charuto" deriva provavelmente da palavra Tamil "curuttu", que significa enrolar em espiral, e que deu origem também à palavra "cheroot" em língua inglesa e "cheroute" em francês. É comum em várias regiões do Oriente fumar tabaco ou outras ervas enrolados em folhas. A palavra pode ter chegado à Europa com os navegadores portugueses.


Fonte: Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Charuto


Deixe seu comentário

Disqus Comments

Charutos Para Iniciantes

Tudo Sobre Charutos